jueves, 12 de agosto de 2010

El Santuario de Ntra. Sra. de Fatima en Facebook

PRINCIPAL PRINCIPAL: http://www.facebook.com/home.php?#!/profile.php?id=100000982367291

GRUPO: http://www.facebook.com/home.php?#!/group.php?gid=10150106539330694&ref=ts

XXIV Festival Anual a beneficio del Santuario de Fatima - Tornquist

PROGRAMA DEFINITIVO:

FECHA: 15 de Agosto de 2010
LUGAR: Club Portugues de Esteban Echeverria
Sargento Cabral y Escribano Vazquez - Canning
MENU:
Chorizo a la Portuguesa
Asado
Pollo al Limon
Postre
Cafe
Bebidas
Ensalada

ACTUARAN:
Rancho Folclorico Inicial "Dançarines Portugueses"
Grupo Musical "Coimbra" del Centro Patria Portuguesa

VALOR DE LAS TARJETAS:
MAYORES: $50.00
MENORES: $25.00 (desde los 6 hasta los 12 años)

JUAN PABLO II - "El Papa de Fatima"

Nossa Senhora de Fátima esteve na origem directa de pelo menos duas das três visitas que o Papa João Paulo II efectuou a Portugal e ao Santuário da Cova da Iria, em 1982, 1991 e 2000

Esta grande ligação entre o Pontífice Romano e Fátima fez-lhe ganhar para os portugueses o cognome do “Papa de Fátima”, pois foi com ele que se tornou mais próxima a relação do Vaticano com as Aparições de 1917.
Vítima de um atentado em plena Praça de São Pedro, em Roma, a 13 de Maio de 1981, João Paulo II atribuiu desde sempre à protecção de Nossa Senhora de Fátima o facto de ter escapado com vida às balas do turco Ali Agca.
Para pessoalmente testemunhar essa gratidão, o Papa decidiu, um ano depois do atentado, deslocar-se ao Santuário para "agradecer à Divina Providência neste lugar que a mãe de Deus parece ter escolhido de modo tão particular".
Ignorava então que voltaria a correr perigo na noite de dia 13, desta vez pelo ex-sacerdote integrista Juan Khron, mas João Paulo II escapou ileso, podendo agradecer mais uma vez à Virgem a salvação da sua vida.
Nesta primeira viagem a Portugal, entre 12 e 15 de Maio, Fátima foi o destino inicial de uma deslocação que o levou a dois outros Santuários marianos portugueses: Nossa Senhora da Conceição, em Vila Viçosa, e Nossa Senhora do Sameiro, em Braga.
Uma missa com jovens no Parque Eduardo VII foi outro dos pontos altos desta viagem, que inclui ainda visitas a Coimbra e ao Porto.

Nove anos depois, João Paulo II regressou a Portugal para uma visita (10 a 13 de Maio) que, disse logo no início, disse ser uma viagem apostólica, deslocando-se às dioceses de Lisboa, Angra do Heroísmo e Funchal , antes de mais uma vez rumar a Fátima.
Um dos pontos culminantes data viagem voltou a ser o encontro com os jovens, desta vez no Estádio do Restelo, em Lisboa, a 10 de Maio.
Em Fátima o Papa reza o Acto de Confiança a Nossa Senhora de Fátima, onde agradece de novo a protecção da Virgem Maria no atentado que sofreu em 1981 e Lhe pede que continue a proteger o mundo, na sequência das convulsões que acabariam por levar ao fim do comunismo.
“Sim, continuai a mostrar-vos Mãe para todos, porque o mundo tem necessidade de vós. As novas situações dos Povos e da Igreja são ainda precárias e instáveis. Existe o perigo de substituir o marxismo por uma outra forma de ateísmo, que adulando a liberdade tende a destruir as raízes da moral humana e cristã”, sublinhou.



A terceira e última visita realizou-se em 2000 (12-13 de Maio) e resumiu-se a uma deslocação ao Santuário de Fátima, para presidir às cerimónias de beatificação de dois dos Pastorinhos: Jacinta e Francisco.
A visita realizou-se contra os desejos dos serviços burocráticos do Vaticano, que tinham marcado a cerimónia de beatificação de Jacinta e Francisco para 9 de Abril, na Praça de São Pedro, em Roma.
Mas em Novembro de 1999, ao receber os bispos portugueses, João Paulo II anuncia inesperadamente que estará a 13 de Maio em Fátima para a cerimónia de beatificação e para renovar o agradecimento pela protecção da Virgem Maria.
No dia 13 de Maio, no final da celebração, o cardeal Ângelo Sodano, secretário de Estado do Vaticano, anunciou, em nome do Papa, que a terceira parte do chamado “segredo de Fátima”, que durante gerações alimentou a imaginação de milhões de pessoas em todo o mundo, estava relacionada precisamente com o atentado de que João Paulo II fora alvo em 1981.
A terceira parte do segredo é então revelada, acompanhada de um comentário preparada pela Congregação da Doutrina da Fé, presidida pelo então cardeal Joseph Ratzinger.

TEXTO EXTRAIDO DE LA PAGINA: www.bentoxviportugal.pt

PAULO VI - El primer Papa en visitar Fatima - Portugal


PAULO VI foi o primeiro Papa a visitar Fátima, apresentando-se em Maio de 1967 no Santuário como “humilde peregrino” para assinalar os 50 anos das Aparições de Nossa Senhora a Lúcia, Jacinta e Francisco.
A visita, a convite dos bispos portugueses, ocorreu numa altura de alguma tensão entre as autoridades portuguesas e o pontificado de Paulo VI, especialmente depois do Pontífice Romano ter participado, em Dezembro de 1964, no Congresso Eucarístico Internacional em Bombaim, integrado numa peregrinação à Índia.
Por isso mesmo, não se tratou de uma visita a Portugal, mas apenas de uma peregrinação a Fátima: Paulo VI chegou de avião à Base Aérea de Monte Real, deslocou-se a Fátima e regressou a Roma pelo mesmo caminho, sem passar por Lisboa.
A deslocação de Paulo VI marcou também o 25º aniversário da consagração do mundo ao Imaculado Coração de Maria.
Foi nessa altura que a grande maioria dos portugueses viu pela primeira vez a irmã Lúcia, graças à transmissão directa feita pela RTP.
Única sobrevivente dos três Pastorinhos, a irmã Lúcia, que vivia em clausura, surgiu ao lado de Paulo VI e dos responsáveis portugueses da altura, Américo Tomás, presidente da República, e António Salazar, presidente do Conselho (cargo equivalente a primeiro-ministro).
Da homilia da Missa do dia 13 ficou para a posteridade esta exortação: “Homens, sede homens. Homens, sede bons, sede cordatos, abri-vos à consideração do bem total no mundo. Homens, sede magnânimos”
NOTA EXTRAIDA DE LA PAGINA: www.bentoxviportugal.pt

Peregrinacion a Fatima de los Migrantes y Refugiados

La Peregrinación de los días 12 y 13 de agosto de 2010 estará presidida por D. Claude Schockert, presidente del Servicio Nacional de Pastoral de los Emigrantes de Francia. El tema que el Santuario de Fátima propone a la reflexión de sus peregrinos y visitantes durante este mes es “Por el Espíritu viviréis” (Rm 8, 13).
Como el mayor grupo en Fátima es en estos días el de la “Peregrinación del Emigrante y del Refugiado”, una organización de la Comisión Episcopal de la Movilidad Humana – Obra Católica Portuguesa de Migraciones (OCPM), otro lema les es propuesto: “Con Francisco y Jacinta acoger a Cristo en los Emigrantes y Refugiados Menores”, con base en el tema del Mensaje del Santo Padre para el 96º Día Mundial del Emigrante y del Refugiado “Los Emigrantes y los Refugiados Menores”.
En cada peregrinación a Fátima, la OCPM tiene siempre colocado como intención particular una comunidad portuguesa en determinado país o una comunidad específica de inmigrantes en Portugal. “Este año queremos realzar la comunidad portuguesa residente en Francia y la Iglesia Francesa que la acoge”, se refiere la OCPM, que realiza esta peregrinación en el ámbito de la 28º Semana Nacional de Migraciones.Para el 15 de agosto, se está preparando la jornada nacional de Solidaridad con la pastoral de la Movilidad Humana.