jueves, 12 de agosto de 2010

PAULO VI - El primer Papa en visitar Fatima - Portugal


PAULO VI foi o primeiro Papa a visitar Fátima, apresentando-se em Maio de 1967 no Santuário como “humilde peregrino” para assinalar os 50 anos das Aparições de Nossa Senhora a Lúcia, Jacinta e Francisco.
A visita, a convite dos bispos portugueses, ocorreu numa altura de alguma tensão entre as autoridades portuguesas e o pontificado de Paulo VI, especialmente depois do Pontífice Romano ter participado, em Dezembro de 1964, no Congresso Eucarístico Internacional em Bombaim, integrado numa peregrinação à Índia.
Por isso mesmo, não se tratou de uma visita a Portugal, mas apenas de uma peregrinação a Fátima: Paulo VI chegou de avião à Base Aérea de Monte Real, deslocou-se a Fátima e regressou a Roma pelo mesmo caminho, sem passar por Lisboa.
A deslocação de Paulo VI marcou também o 25º aniversário da consagração do mundo ao Imaculado Coração de Maria.
Foi nessa altura que a grande maioria dos portugueses viu pela primeira vez a irmã Lúcia, graças à transmissão directa feita pela RTP.
Única sobrevivente dos três Pastorinhos, a irmã Lúcia, que vivia em clausura, surgiu ao lado de Paulo VI e dos responsáveis portugueses da altura, Américo Tomás, presidente da República, e António Salazar, presidente do Conselho (cargo equivalente a primeiro-ministro).
Da homilia da Missa do dia 13 ficou para a posteridade esta exortação: “Homens, sede homens. Homens, sede bons, sede cordatos, abri-vos à consideração do bem total no mundo. Homens, sede magnânimos”
NOTA EXTRAIDA DE LA PAGINA: www.bentoxviportugal.pt

No hay comentarios:

Publicar un comentario